Museu Padre Francisco de Paula Lima

Museu Padre Francisco de Paula Lima O Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima em Itatiba está instalado em um casarão colonial construído em 1875 e abriga, em suas dez salas, diversos tipos de exposições que contam principalmente a história de Itatiba.

O passo decisivo para a sua instalação foi a desapropriação do prédio que pertenceu à Família Godoy Moreira para ter como única finalidade a instalação do Museu Municipal.

 

A Câmara Municipal aprovou a compra do imóvel sede do Museu através da lei municipal nº 2.698 de 1995. Indicado pelos vereadores Ocimar João Rabechi e Luiz Gonçalves Simões, o museu passou a chamar-se Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, em homenagem ao clérigo que ajudou a cidade e seu povo, personagem indelével em nossa história.

O museu funciona, também, como um centro cultural, absorvendo exposições como: mostra de artes, exposições itinerantes da SEC - SP, exposições temáticas realizadas pelo município, projetos de música no museu, encontro de corais, dentre outras mais. Além das atividades inerentes ao cargo, os seus monitores realizam palestras nas escolas do município e passeios históricos culturais com grupos de escolas pela cidade.

O Museu desenvolve, além da Campanha Permanente de Catalogação de Acervos e Doações, alguns projetos específicos (em andamento) , como: Projeto Aquarela de Miguel Dutra – oficialização da imagem mais antiga da cidade; Projeto Transcrições de Atas da Câmara Municipal de Itatiba – a partir de 1857; Projeto Japoneses em Itatiba; Projeto Visite o Museu, dentro do Programa Prefeito Amigo da Criança e Projeto Rezas Antigas e tradições religiosas.

Como um centro cultural e de pesquisa, o museu é aberto para reuniões literárias, lançamento de livros, palestras históricas e tudo que se relacione com a história de seu povo, além de abrir e facilitar o acesso de todo acervo a pesquisadores.

O Museu Padre Lima mantém uma coluna denominada Espaço Histórico, na Imprensa Oficial do Município que, semanalmente traz aspectos da história itatibense através dos fatos de relevância, dos acontecimentos típicos e pitorescos e, principalmente através dos personagens itatibenses. O museu já recebeu, até 2006, 126 mil visitantes.

O Museu possui desde o ano de 1996, uma campanha permanente de Catalogação de Acervo e Doação. Em agosto de 1996 (alguns meses antes da sua instalação por determinação do Prefeito José Roberto Fumach e por solicitação do Diretor de Cultura Paulo Henrique Degani) , iniciou-se uma campanha permanente de catalogação de acervo e doação que está em vigor até hoje.

Desde então, o Museu vem recebendo da população itatibense, de grupos associativos e de entidades públicas e privadas, as peças que compõem o acervo.

Esse material foi recolhido e está em fase inicial de registro e tombamento, com planilha desenvolvida por funcionários da Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo.

Além do recebimento do material doado, há também a catalogação dos acervos particulares e que, sempre que necessário vêm ao museu compor as exposições promovidas.

O Museu não possui dotação orçamentária para compra de acervo, vivendo única e exclusivamente de doações.

Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima em Itatiba
Endereço: Praça da Bandeira, 122 - Cidade Itatiba - SP
Telefone: (11) 4524-1264




  Sobre o EncontraItatiba
Fale com EncontraItatiba
Anuncie no EncontraItatiba
Cadastre sua Empresa no EncontraItatiba (grátis)



Termos EncontraItatiba | Privacidade EncontraItatiba


Bandeira de Itatiba