Sobre Itatiba

cidade de Itatiba

Itatiba é um município brasileiro do estado de São Paulo e faz parte da Região Metropolitana de Campinas conhecida por seus íngremes morros. Localiza-se ao noroeste da capital do estado, estando a cerca de 70 quilômetros da capital.

A cidade é conhecida como Suíça Paulista. É famosa também pela indústria moveleira e pelos condomínios de alto-padrão

História

A fundação de Itatiba deu-se, provavelmente, entre o penúltimo e o último quartel do século XVIII, não se sabendo porém em que ano, precisamente, chegaram ao local os primeiros habitantes; posto que o primeiro censo registrado ocorreu em 1786 e para que houvesse moradores no local, certamente, estes haviam se instalado em anos anteriores. As notícias da descoberta de novas terras férteis logo chegaram à Atibaia e Jundiaí, fazendo com que novas famílias chegassem para se dedicar ao plantio. Dentre os pioneiros encontrava-se o Sargento de Milícias Antônio Rodrigues da Silva, cognominado "Sargentão", que havia trazido consigo uma imagem de Nossa Senhora do Belém e em louvor da qual erigiu, em 1814, uma pequena capela, no atual bairro do Cruzeiro. Com o aumento da população, o templo tornou-se pequeno. Assim, em 1827, os moradores decidiram construir uma outra capela e, em 1829, solicitaram que a localidade fosse elevada para a categoria de Freguesia. No entanto, o pedido não foi atendido, sendo necessário se fazer outro. Após o segundo pedido alcançaram sucesso: pelo Decreto Imperial de 9 de Dezembro de 1830, D. Pedro I criava a Freguesia de Nossa Senhora do Belém, na então Vila de Jundiaí.

Em 1857, deu-se a elevação da Freguesia para Vila, com o nome de Belém de Jundiaí. Conservando a mesma denominação, a Vila foi promovida a cidade no ano de 1876. A modificação do nome ocorreu um ano mais tarde (1877) quando a Vila passou a se chamar Itatiba, que significa Muita Pedra na língua Tupi.

A primeira grande riqueza da cidade foi o café. Na segunda metade do século XIX, Itatiba, que fazia parte da área pioneira do plantio em direção ao Oeste Paulista, alcançava uma grande produção cafeeira. Tal fato proporcionou um enorme desenvolvimento econômico para a cidade que, devido a sua grande produção, tinha uma ferrovia - Estrada de Ferro Carril Itatibense.

Após sucessivas crises, dentre elas a de 1929, a produção decaiu e Itatiba passou a adotar um perfil mais industrial. Apesar da crise, o café trouxe para Itatiba uma grande quantidade de imigrantes italianos, muitos deles tendo sua descendência na cidade até os dias de hoje.

As primeiras grandes indústrias que se instalaram no município pertenciam ao ramo têxtil, de fósforos e de calçados. A partir dos anos 60, a cidade conheceu um novo surto de desenvolvimento: data dessa época a instalação das primeiras indústrias ligadas ao ramo moveleiro, que tinham como característica principal a produção de móveis em estilo colonial. Por essa especialidade, a Cidade de Itatiba passou a ser conhecida como a Capital Brasileira do Móvel Colonial.

Origem do nome

A mudança do nome da cidade para Itatiba gerou certa controvérsia. Os primeiros que pensaram na alteração do nome da cidade foram o Padre Francisco de Paula Lima e o Maestro Elias Álvares Lobo (figura importantíssima da música erudita brasileira, autor da primeira ópera brasileira cantada em língua portuguesa: A Noite de São João, com letra de José de Alencar) que, na época, residia na cidade. Pelas informações que chegaram a São Paulo, os moradores queriam um nome indígena que traduzisse em português o termo Pedra Branca. No entanto, o nome sugerido pelo vereador Antonio Augusto de Castro foi o de Itatiba, que não significa pedra branca e sim Muita Pedra (Ita = pedra + Tyba ou Tuba= grande quantidade). A discussão foi travada na Assembleia Provincial e alguns deputados chegaram a dizer que teria havido um erro de tradução: se a cidade desejava chamar-se Pedra Branca, o correto seria adotar-se o nome de Itatinga e não Itatiba. Porém, o ofício da Câmara Municipal da cidade dizia Itatiba - devido talvez a algum lapso como disseram os deputados - e com este novo nome a cidade foi oficializada pela Lei Nº 36 de 8 de maio de 1877.

Economia

Itatiba é conhecida como a Capital Brasileira do Móvel Colonial, em função das diversas indústrias do ramo moveleiro instaladas na cidade. Porém, com o tempo, a indústria tem se diversificado e produzido diversas modalidades de móveis. Entre as indústrias de renome instaladas em Itatiba, pode-se citar a Nivea e a Bobst, entre outras. Mesmo com esse perfil, a cidade ainda é a maior produtora de vagem no país.

Fruticultura: as principais frutas encontradas no município são: caqui, maracujá, uva, figo, goiaba, morango, pêssego, acerola, entre outras. Itatiba faz parte do Pólo Turístico do Circuito das Frutas juntamente com mais oito municípios - Indaiatuba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. No Circuito das Frutas Itatiba é a cidade do Caqui.

Turismo

Itatiba possui o primeiro Zoológico Temático do Brasil, chamado Zooparque. Além disso, Itatiba possui em sua região central vários edifícios de valor histórico e magnífica beleza arquitetônica. Estes casarões datam, em sua maioria, do século XIX e têm sido bem preservados até hoje.

Desde o início da década de 1990, o município registra um aumento crescente de estabelecimentos explorando o turismo em espaço rural. A produção cafeeira deixou na zona rural traços fortes da arquitetura do século XIX que hoje é cenário para o turismo histórico-cultural. Além disso, a produção agrícola focado na fruticultura abre espaço para o desenvolvimento do Agroturismo. Em 2006 são 8 empreendimentos que oferecem esse tipo de serviço, porém o potencial do município é ainda muito maior.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Itatiba.

Blog do Guia da Cidade Itatiba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Itatiba por e-mail
 

 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Morungaba, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Jarinú, Bragança Paulista e Valinhos

Dados Principais sobre a Cidade de Itatiba

Aniversário: 1 de Novembro
Fundação :
1857
Gentílico:
Itatibense
Área:
322,522 Km²
População
104.450 hab. (2010)
IDH 0,828 - elevado
Prefeitura Itatiba

Brasão de Itatiba
Brasão de Itatiba

Bandeira de Itatiba
Bandeira de Itatiba

Vídeo sobre a cidade de Itatiba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Itatiba

Mapa Itatiba

 

Moradores ilustres de Itatiba

 

   
  Sobre o EncontraItatiba
Fale com EncontraItatiba
Anuncie no EncontraItatiba
Cadastre sua Empresa no EncontraItatiba (grátis)



Termos EncontraItatiba | Privacidade EncontraItatiba


Bandeira de Itatiba